sábado, 23 de abril de 2011

Gypsy Brasil: há um ano atrás...


Há exatamente um ano estreava no Teatro Villa-Lobos mais um grande musical sob a direção de Charles Moeller e Claudio Botelho: Gypsy. O espetáculo, que estreou na Broadway na década de 50 e que  desde então já foi montado mais de cinco vezes, demorou quase 60 anos para chegar aos palcos brasileiros, mas quando chegou, veio com tudo. Com Adriana Garambone no papel-título e Totia Meireles como Mama Rose, a montagem brasileira contou com um elenco de 38 atores, 16 músicos e uma equipe de mais de cem pessoas.
Baseado na auto-biografia da stripper americana Gypsy Rose Lee, o musical conta a sua conturbada vida., desde a infância difícil, na qual Louise (o nome verdadeiro de Gypsy) e sua irmã June eram forçadas pela mãe a se apresentarem em shows do Vaudeville americano da década de 20, até o auge de sua carreira, quando Gypsy se tornou uma das strippers mais famosas e bem pagas do mundo. Com texto de Arthur Laurents, música de Jule Styne, letras de Stephen Sondheim e coreografias de Jerome Robbins, Gypsy  foi e é considerado até hoje pela crítica como o Hamlet dos musicais. Mama Rose, uma das personagens mais difíceis do teatro musical, e que foi interpretada por nomes como Ethel Merman, Bernadette Peters, Angela Lansburry e Patti LuPone, reúne características que só uma grande atriz daria conta de preservar: um gênio forte e agressivo, mas ao mesmo tempo cômico, um autoritarismo de dragão e canções dificílimas. Pelo papel, Totia Meileres foi indicada a inúmeros prêmios de melhor atriz como o Shell e o APTR de Teatro.
Sucesso de bilheteria e de público, o espetáculo ficou em cartaz por dois meses no Rio de Janeiro e três em São Paulo e encerrou sua temporada com um gostinho de "quero mais".
Veja abaixo vídeos do espetáculo, de entrevistas e dos bastidores deste grande sucesso:

                                   Estreia de Gypsy                                    
                       
                                                Quem é Mama Rose?                 
                                              Os rapazes de Gypsy
                                               Um truque - as vedetes de Gypsy
                                        
Fontes: site Moeller & Botelho; youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário